Finanças

A Importância da Educação Financeira

Vivemos inserido em um mundo totalmente dinâmico e acelerado, temos que nos desdobrar para conseguirmos cumprir com nossas obrigações diárias, tanto pessoais como profissionais. Com isso às vezes deixamos de dedicar um tempo para organizar as finanças pessoais, ou até mesmo as finanças do nosso empreendimento.

Consequências de uma má administração financeira

A má administração dos recursos financeiros pode trazer situações desastrosa tanto economicamente como psicologicamente, relacionamentos são desfeitos, negócios fechados e muitos sonhos destruídos. Nosso sistema educacional não traz em sua grade de ensino essa matéria que é essencial para a vida de todos os cidadãos, gerando uma população sem domínio para gerir suas finanças, levando a cair no rotativo do cartão e nos empréstimos com juros abusivos.

Como ter sucesso financeiramente?

Para termos sucesso financeiramente temos que ter empenho e disciplina com a administração dos recursos, ele é o que segura seu negócio no mercado, o mau uso dele leva ao insucesso total.

Às vezes para quem não tem facilidade com números às ferramentas de administração podem parecer complexas ou até mesmo nada sugestivas no começo, mas isso é só no começo, quando você começa a se familiarizar com elas, elas tornam parte de você, chegará um ponto que não irá conseguir comprar mais nada antes de consultar suas planilhas e anotações.

Hoje em dia com a era dos smartphones conseguimos estar sempre conectados com essas informações, ainda mais com a diversidade de aplicativos que encontramos para essa finalidade. Com essa facilidade tecnológica conseguimos aproveitar o tempo ocioso que temos entre uma atividade e outra para dedicarmos as nossas finanças.

Com o domínio dos seus recursos e gastos a vida tende a ter mais estabilidade, pois com isso você consegue prever, programar e planejar, evitando surpresas e frustrações. Então quando você ver aqueles anúncios de promoções muito sugestivos pense, consulte suas anotações antes de ceder às propostas dos comércios, pois não importa o quanto você ganha, mas sim como você gasta seu dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *