Finanças

Conheça os Perigos da Inadimplência para o seu negócio!

Um dos maiores vilões que existe no mundo dos negócios é a famosa inadimplência, mas afinal, o que é essa tal inadimplência? Inadimplência é o descumprimento de uma obrigação pré-determinada relacionada a falta de pagamento de uma dívida. Existe muitas formar de diminuir esse problema, mas temos que estar cientes que dificilmente ele irá zerar, temos que aprender a conviver e controla-lo para que ele seja uma parcela não representativa em nosso negócio e não atrapalhe nosso tão esperado LUCRO!

Quanto menor melhor

Já que é quase impossível escapar desse problema temos que sempre estar de olho o quanto a inadimplência representa em seu negócio, pois ela também tem que entrar na sua formação de preço de venda. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) a média nacional de inadimplência é de 6,03% ao ano, mas isso varia de acordo com o seguimento que cada empresa trabalha. Aqui na Ceci sempre trabalhamos para não ultrapassar os 2% ao ano e estamos conseguindo graças as técnicas que usamos.

Efeitos da inadimplência em seu negócio

 Os efeitos se uma inadimplência descontrolada são devastadores e acabam levando a empresa ao insucesso.

Além do desgaste emocional de ver o seu dinheiro indo pro ralo o não recebimento de suas mercadorias levam a falta de recursos financeiros que acabam fazendo com que busquemos alguma outra forma de capitalizar o negócio e com isso caímos nos temidos JUROS! E todos nós sabemos que pagar juros é um grande problema na hora de investir no seu negócio e que leva mais uma vez ao desgaste emocional e redução na margem de lucro.

Formas de diminuir a inadimplência

Existem várias técnicas que podemos usar para termos uma inadimplência baixa, e vou contar para vocês nesse artigo algumas delas que usamos aqui na Ceci Piza Lingerie, e que vem dado muito certo nos últimos anos.

A primeira delas e a que eu acho mais fácil de resolver é ter uma maquina de cartão, com isso você fica livre do perigo de não receber e também do trabalho de cobrar e até mesmo ir até a pessoa pra receber, hoje em dia está muito fácil adquirir maquinas de cartão, existe uma gama bem grande de ofertas no mercado, basta analisarem e ver qual a melhor se encaixa no seu negócio. Mas não podemos esquecer que maquininha de cartão tem custo, e temos que contar com esse custo na formação do preço de venda.

Outra forma é de realizar um bom cadastro do seu cliente e pedir referências comerciais de lugares que eles compram no prazo, com isso vocês conseguem vender com mais segurança, pois terão varias informações que demonstram se o cliente é bom ou mau pagador.

Se uma das formas de pagamento que você trabalha for cheque existe alguns macetes na hora de analisar a folha de cheque de seu cliente, uma delas é olhar a data de abertura da conta, se for muito recente tende e com um numero de folhas já emitidas muito alto é bom tomar cuidado.

Ter uma planilha de recebimentos, acontece de você esquecer que alguém te deve e também a pessoa esquecer de te pagar, por isso é sempre bom ter tudo bem organizado e anotado para não passar nada despercebido.

A dedicação traz bons resultados

Reservando algum tempo do seu dia para organização de seus recebíveis vocês vão perceber o resultado, por isso dediquem, pois só assim colherão bons frutos e desfrutarão de tudo que trabalharam para conquistar. Espero que tenha ajudado vocês com essas dicas e fiquem ligados no nosso blog que sempre haverá assuntos que ajudarão a todos na procura para o sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *